Minha obra de arte
Donzela feliz
As novas tecnologias apresentam diversos prós e contras com relação à sociedade, sendo muitas delas benéficas. No entanto, em outra ótica, não podemos deixar de observar um lado sombrio e perverso que se esconde por trás deste maravilhoso avanço tecnológico.
O desenvolvimento tecnológico vem deixando há muito todos boquiabertos com as inovações do mercado tecnológico. É devido a este desenvolvimento que temos acesso à informação de uma maneira extremamente rápida. Como num passe de mágica podemos ter acesso a textos contidos em qualquer canto do globo desde que faça parte da rede mundial de computadores.
Com o advento da Internet, passou-se a ter acesso a bancos, supermercados, restaurantes, farmácias, entre muitas outras facilidades do cotidiano, sem sair de casa. Todavia não se pode deixar de observar o lado negativo destas novas tecnologias e facilidades. O lado que contribui com a segregação do homem. Enquanto a tecnologia barateia os custos do deslocamento da informação para o usuário doméstico, as grandes empresas também se utilizam desta mesma benesse, o que pode acarretar em uma força que age em detrimento da sociedade.
Nesta análise não se pode pensar apenas na máquina da unidade de produção, que faz muitas vezes mais rápido o mesmo serviço que o ser humano, que por conseqüência desta perde o emprego. Há de serem considerados os prejuízos trazidos de uma maneira muito mais ampla.
Não deve ser esquecido que as novas tecnologias fazem parte de um processo muito maior que é a globalização. Considerando este mesmo processo é sábio afirmar que as novas tecnologias contribuem e muito para a segregação dos mais pobres, a qual a globalização propaga.
Esta mesma tecnologia, que serve para tantas coisas úteis no dia-a-dia, também serve como facilitadora da mobilidade do capital, e, por conseqüência disso, da própria empresa, que emprega centenas de habitantes de uma determinada cidade. Quando vislumbra que pode haver mais lucros em outro local, abandona facilmente esta região, tendo como base de mobilidade a mesma tecnologia facilitadora da mobilidade de informação.
Por certo que não se pode renunciar a toda esta tecnologia, por possuir valiosos prós, e mesmo que se optasse por fazê-lo, não haveria como. Tais tecnologias fazem parte de um processo que não pode ser freado, apenas acompanhado, analisado, sendo de grande valia manter-se ciente de toda esta situação, tornando-se última opção alienar-se com relação às coisas que ocorrem no cotidiano.
http://conceito.wordpress.com/2007/06/06/19/
Minha composição
Universo Virtual
A cada dia que passa
A tecnologia digital vai ao alcance da sociedade
Novas tecnologias de informação
E também de comunicação
Refrão
Basta um clique no mouse
Para o mundo todo conhecer
As ricas informações
Que a web pode oferecer
É um mundo virtual
Onde todos podem acessar
Ampliando assim o conhecimento
Que nunca para de jorrar
O avanço tecnológico
Tem para nós um significa especial
Pois ele favorece a muitos indivíduos
A oportunidade de estudar
Navegando pelo universo virtual
Por Andresa Morais
Software Livre
Atualmente as tecnologias estão associadas também à educação e repercutem nas mais diferentes áreas do conhecimento. Esses programas são de fundamental importância para o desenvolvimento das mais diferentes áreas como já foi citado acima, pelo fato de não haver restrições quanto ao seu uso, assim sendo, escolas são beneficiadas, entidades publicas e etc.
Os softwares existem para a demanda atual, que a tecnologia que é mutante, necessita. Há programas variados e aptos para transpor barreiras antes intransponíveis. Os governos têm feito uso desses programas e implantados laboratórios tecnológicos, com o fim de melhorar as mãos-de-obra escolares nas mais diferentes regiões brasileiros, o que contribui para o salto de qualidade na educação.
Seria difícil pensar num mundo moderno atualmente, onde as informações circulam rapidamente e a concorrência é perversa, sem a existência dos softwares livres.
Inovar é preciso
O mundo tecnológico sem dúvida alguma oferece muitas maneiras de se trabalhar na sala de aula e o educador tem que acompanhar de perto as inovações que a cada dia surgem no mercado da tecnologia, até porque inovar é preciso, e diante de tantas formas de trabalhar a mesmice tem que podemos dizer se aposentar.
Se formos comparar os métodos que são trabalhados hoje com os de 10 anos atrás já dar observar uma grande diferença, tanto na metodologia como nos matérias didáticos. O professor de hoje tem que ser um motivador, um auxiliador em buscar de melhorias para o desenvolvimento intelectual do seu aluno, preparando assim um cidadão pensamente para atuar na sociedade e no mercado de trabalho.
Habilidades:
As novas ferramentas tecnológicas sem dúvida é um grande suporte para o aprendizado do aluno, mas acredito que o professor tem que saber diferenciar em qual dessas ferramentas seu aluno se enquadra, qual a metodologia a ser trabalhada para facilitar o desenvolvimento de sua aprendizagem. O educador tem que ser um bom observador.
Conhecimento:
A aprendizagem para que ocorra de forma satisfatória, tem que haver um entrosamento entre a turma, pois é através da troca de idéias que o conhecimento é construído. E esse conhecimento para que tenha êxito necessita também que o docente não só o transmita, mas que também crie condições para seus alunos irem à procura do novo e não se prender a uma só informação.
Acredito que diante do mundo globalizado em que vivemos o professor tem a missão de preparar seus discentes para o uso dessas novas tecnologias, dessa forma ele irá construir um novo método de ensino.